Você já ouviu falar sobre o MONITORAMENTO NEUROFISIOLÓGICO TRANSOPERATÓRIO❓
Se você vai realizar uma cirurgia, pode ocorrer de o médico responsável solicitar o acompanhamento de um NEUROFISIOLOGISTA! É uma situação muito comum, mas que ainda causa dúvidas nos pacientes. Então vamos lá‼️
A Monitorização Neurofisiológica Intraoperatória (MNIO) é um ato médico do campo da NEUROFISIOLOGIA CLÍNICA que utiliza técnicas em neurofisiologia e exames específicos, com o objetivo de fornecer maior proteção aos pacientes durante procedimentos cirúrgicos que envolvam risco às estruturas do sistema nervoso.
A informação neurofisiológica ajuda o cirurgião a realizar procedimentos de modo mais seguro. Por este motivo, é importante que o Neurofisiologista tenha experiência neste tipo de procedimento, e que trabalhe de modo coeso com a equipe cirúrgica, alertando os demais colegas sobre os dados neurofisiológicos obtidos. O objetivo é proteger as vias neurais dos riscos durante diferentes tipos de cirurgias, diminuindo o risco de déficits neurológicos pós-operatórios para o paciente.
Nestes casos, o Neurofisiologista pode utilizar métodos eletrofisiológicos como eletroencefalografia (EEG), potenciais evocados (PE) e eletromiografia (EMG) para monitorar a integridade de estruturas neurais específicas durante as cirurgias.
Dr. Emanuel M. Webber – CRM 16721 | RQE 13932