Um TUMOR CEREBRAL ocorre quando há um crescimento anormal de células em alguma estrutura dentro do crânio, processo que pode ocorrer em qualquer fase da vida. Ele pode apresentar um comportamento benigno, sendo menos agressivo e de crescimento lento, ou um comportamento maligno, crescendo mais rápido. Ambos podem levar ao prejuízo da função normal do sistema nervoso, seja pela doença local ou pela compressão das estruturas saudáveis do cérebro.
Os tumores cerebrais podem ser classificados pela sua origem como primários, que têm origem do próprio tecido cerebral, dos seus envoltórios ou dos ossos do crânio. Podendo ser benignos ou malignos. Porém alguns tumores são oriundos de doenças a distância, que enviam células cancerígenas para o sistema nervoso (metástase cerebral), são os tumores cerebrais secundários.
SINAIS E SINTOMAS
Os sintomas dos tumores cerebrais podem se manifestar pela invasão local e disfunção da área cerebral afetada pela compressão tumoral nos tecidos sadios ou pelo efeito de massa do tumor, aumentando a pressão no interior do crânio.
Dessa forma irão variar conforme o tipo, tamanho, local e velocidade de crescimento. Eles podem afetar diferentes funções e gerar uma diversidade de sintomas, porém, os mais comuns são:
Dores de cabeça (cefaleia);
🔴 Náuseas e/ou vômitos, associados à cefaléia;
🔴 Crises convulsivas e desmaios;
🔴 Piora nas funções cognitivas (memória, comportamento);
🔴 Distúrbios visuais e/ou auditivos;
🔴 Fraqueza em alguma parte do corpo;
🔴 Dificuldade na linguagem, tanto para entender como para se expressar/falar;
🔴 Redução do estado de alerta, sonolência excessiva e rebaixamento do nível de consciência;
🔴 Agitação psicomotora, alteração na força, coordenação muscular e na sensibilidade, além de movimentos involuntários.
Como alguns dos sintomas dos tumores cerebrais são comuns a outros distúrbios e doenças, somente uma análise minuciosa pelo Neurocirurgião é capaz de determinar a sua causa e indicar qual o tratamento mais adequado para cada paciente.
É importante destacar que, quanto antes o tumor for detectado, menores serão as suas consequências e maiores são as chances de impactar positivamente na qualidade de vida dos pacientes.