A SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO ocorre pela compressão do nervo mediano dentro do túnel do carpo – uma estrutura presente na palma da mão, logo abaixo do punho. Essa compressão leva à dor, à dormência na mão, atingindo sobretudo polegar, indicador, dedo médio e anelar. O quinto dedo (dedo mínimo) não é acometido, porque é inervado pelo nervo ulnar, e não pelo nervo mediano.
É comum o paciente que tem a Síndrome do Túnel do Carpo se queixar de que acorda durante a noite, devido à dor e à queimação na mão acometida pelo quadro. Outra queixa comum é a perda da capacidade de segurar objetos, passando a observar o aumento de incidentes por conta dessa perda de força e destreza.
Alguns fatores podem aumentar o risco de surgimento da síndrome, tais como exercícios repetitivos com as mãos, gestação, hipotireoidismo, entre outros.
O grau de comprometimento do nervo mediano pode variar de leve a grave, um diagnóstico correto nesses casos é fundamental para a decisão da abordagem terapêutica, isto é, para o tratamento que será prescrito pelo médico para o paciente. Nos casos moderados e graves, pode ser necessária intervenção cirúrgica para alívio dos sintomas e a recuperação/regeneração do nervo. Cirurgia está considerada de baixo risco, recebendo o paciente alta no mesmo dia.
CRM 16372 | RQE 10264 | RQE 22645