O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta principalmente a linguagem, levando a déficits na interação e comunicação social, assim como uma tendência a desenvolver comportamentos ritualísticos e interesses repetitivos e restritivos.
Sinais do Transtorno do Espectro Autista:
A maioria dos casos autismo apresentará os sinais iniciais na primeira infância. Normalmente, antes de completar 2 anos, os pais, educadores e adultos do convívio da criança podem perceber que a criança não reponde quando chamada; apresenta baixa interação social; dificuldade na compreensão das brincadeiras como o faz de conta; atraso do desenvolvimento da fala; pede auxilio para pegar objetos e não aponta para o que quer; entre outros.
Suporte é fundamental! Atualmente o Transtorno do Espectro Autista é classificado por níveis ou graus, que variam na necessidade de suporte que a criança ou adulto pode necessitar. Nível 1: leve e pouco apoio. Nível 2: moderado e necessidade intermediária de apoio. Nível 3: severo e muita necessidade de apoio terapêutico.
O diagnóstico e encaminhamento para acompanhamento multidisciplinar é conduzido por médico capacitado, de preferência Neurologista Pediátrico, no caso de crianças, ou Neurologista, em casos de diagnóstico tardio!
Dra. Candice Bregalda – CRM SC 25746 | RQE 16494