As lesões orais do lúpus eritematoso podem apresentar áreas ulceradas e avermelhadas, placas esbranquiçadas e até mesmo lesões arroxeadas. As lesões ulceradas podem vir acompanhadas por dor. Geralmente as lesões orais aparecem juntamente com as lesões de pele.
‼️O laser pode ser utilizado em conjunto a outras formas de tratamento odontológico para melhorar os sintomas do lúpus.
💥Embora o mecanismo exato pelo qual o laser atua nos pacientes com lúpus não seja totalmente compreendido, sabe-se que ele tem um efeito anti-inflamatório e analgésico. Esse efeito foi observado em um estudo em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico com lesões bucais, que tiveram melhora significativa na dor, inflamação, feridas e cicatrização das lesões mucocutâneas. Além disso, o laser tem a capacidade de estimular a regeneração celular, que pode ser benéfica no tratamento de doenças autoimunes como o lúpus.
😷É importante lembrar que o tratamento com laser deve ser realizado apenas por profissionais capacitados. Cada caso deve ser avaliado individualmente, e o tratamento deve ser adaptado às necessidades específicas do paciente.
Dra. Sharon Bregalda – CRO SC 11855