• Rua João Antônio, 93 São Gotardo - São Miguel do Oeste - SC
  • (49) 3621-4963
  • Rua José Bonifácio 165, Sala 201 Centro - Maravilha - SC
  • (49) 3621-4963
  • 14 nov, 2023

A ELETRONEUROMIOGRAFIA é o exame que investiga lesões e disfunções no Sistema Nervoso Periférico, sendo, de grande auxílio para que o médico possa confirmar ou descartar um diagnóstico onde desconfie de lesões e/ou disfunções em estruturas como nervos e músculos, que estejam causando os sintomas apresentados pelo paciente.

INDICAÇÕES DA ELETRONEUROMIOGRAFIA:

🔸Sensações de formigamento, dormências e/ou queimação em um membro ou em regiões específicas;

🔸Fraqueza /perda de força e desequilíbrio motor

🔸Dores sem uma causa aparente (sobretudo em membros ou nas regiões lombar e cervical);

🔸Paralisia facial ou alterações na musculatura da face.

🔸Presença de atrofias e/ ou perdas de massa muscular sem uma razão aparente;

🔸Engasgos frequentes;

⚠️ Antes da solicitação, tais situações são avaliadas clinicamente, levando em consideração o seu histórico, outros exames já realizados, assim como os exames físicos. Quando há o pedido para a realização do procedimento, é muito importante a sua realização o mais cedo possível.

O EXAME NA PRÁTICA

Na prática, a Eletroneuromiografia consiste em avaliar o funcionamento de nervos e músculos, e em observar como está ocorrendo a “comunicação” entre essas estruturas. Essa avaliação funcional é feita por meio de impulsos elétricos de baixíssima intensidade.

Todo o exame dura cerca de 40 minutos, sendo dividido em duas etapas:

1️⃣com o uso de eletrodos, em pontos específicos do trajeto do nervo a ser estudado, a fim de verificar a condução nervosa;

2️⃣ com eletrodos de agulhas (muito finas e descartáveis), para se observar a atividade muscular, mediante a recepção de estímulos.

NÃO há a necessidade de sedação para a realização do procedimento, nem de repouso após a sua realização. Terminado o exame, o paciente pode prosseguir normalmente com a sua rotina. Como envolve o estímulo de estruturas que podem estar comprometidas ou lesionadas, o procedimento pode sim, em algum momento, gerar algum tipo de desconforto, a depender do quadro clínico e da sensibilidade da pessoa. Mas, em geral, as sensações descritas são plenamente suportáveis.

 

Dr. Emanuel M. Webber – CRM 16721 | RQE 13932

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *